Análise de imagem I

A fotografia de Sharbat Gula, tirada em 1984, por Steve McCurry, intitulada de “Menina Afegã”, foi capa da revista National Geographic.

Ao observar o retrato de Sharbat pela primeira vez, os seus olhos verdes, penetrantes e expressivos captam logo a nossa atenção, assim como o pano que usa. Este pano escuro e velho contrasta com a sua pele jovem, morena e demonstra as tradições do seu país. A sua pobreza é realçada pelo rasgão observado no pano.

A fotografia apresenta uma rapariga de olhos verdes e cabelo castanho. Esta tem uma pele jovem, reluzente e lábios secos. Por baixo do pano rasgado, podemos observar tecido verde. Atrás de Sharbat, destaca-se um fundo verde.

O retrato simboliza a beleza, a tristeza, o sofrimento, o medo e a miséria do povo afegão. Os olhos da “Menina Afegã” realçam a força, o pano contrasta com a sua juventude e o tecido verde representa a esperança existente.

Na nossa opinião, Sharbat aparenta ser conservadora e forme, mas por outro lado parece estar  assustada, triste, cansada e revoltada. A imagem tem uma função informativa por ser uma foto de reportagem.

Para concluir, o retrato realça o contraste entre a beleza natural de uma jovem ingénua e a fealdade e tristeza da guerra. Como dia o autor, “se o fotógrafo fizer as pessoas esquecerem a máquina fotográfica, a alma deles aparece na fotografia.”

Sofia Santos

Carlota Gomes

Margarida Batista

Eva Paixão

10º04

Este é o retrato intitulado “Menina Afegã” que apresenta uma jovem de 13 anos, fotografada em 1984 por Steve McCurry, na fronteira entre o Afeganistão e Paquistão, mais precisamente num campo de refugiados. Este foi capa da National Geographic e o seu autor ganhou muitos prémios.

Os aspetos mais significativos são os seus olhos expressivos e profundos e o lenço vermelho rasgado que se encontra na cabeça. A jovem tem cabelo castanho ondulado, as suas sobrancelhas estão despenteadas, tem olhos grandes de cor verde acastanhada, com as pestanas pequenas. Um pouco abaixo, encontra-se o nariz pequeno e benfeito, os lábios grossos vermelhos e secos que contrastam com a sua pele lisa e morena. A indumentária da menina está velha, suja e rasgada, o fundo do retrato é de cor verde.

A impressão global que se retira deste retrato é de beleza, tristeza, dor, sofrimento, angústia e medo. O verde do fundo simboliza a esperança e a força e o vermelho do lenço a juventude. A jovem aparenta estar assustada, triste e angustiada.

O retrato tem uma função informativa, pois ilustra uma reportagem.

A partir da análise deste retrato, concluímos que a menina vive numa ambiente carregado de sofrimento e dor, um país pobre que está em guerra, o que contrasta com a sua beleza.

Bianca Camacho

Edéria Gouveia

Lara Soares

10º11

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s