A influência dos genes e do meio no indivíduo

O comportamento do ser humano perante o seu quotidiano é determinado não só pela educação que recebe mas também pelo meio onde está inserido.

Muitas vezes, o nosso êxito e fracasso são determinados pela nossa educação e pelo património genético. A título de exemplo, n´Os Maias, Pedro da Maia recebeu uma educação tradicionalmente portuguesa. A sua mãe, Maria Eduarda Runa, introduziu um sistema de educação católico, através do Padre Vasques, na mente de Pedro. Este ficava em casa, rodeado de livros, memorizando o latim e não se desenvolvia fisicamente como Afonso da Maia desejava. Consequentemente, esta educação de Pedro tornou-o frágil e sensível, romântico e sentimental, sem interesse por coisa alguma. Efetivamente, herdou os genes da sua mãe, ficando parecido com um Runa e não com um Maia. Por ser um fraco, não aguentou a traição da sua mulher, Maria Monforte, suicidando-se, cobardemente.

Por outro lado, o rigor e o método, a par da comunhão com a natureza, poderão conduzir ao sucesso. Exemplificando: Carlos da Maia, n´Os Maias, filho de Pedro da Maia, recebeu uma educação inglesa oposta à de seu pai. Esta educação era ministrada por Mr. Brown, proporcionava o contacto com a Natureza, defendia a prática do exercício físico e promovia o convívio com as crianças da aldeia. Tinha uma alimentação tipicamente inglesa e o rigor e o método sobressaíam na sua mente. Seguia o protótipo de mente sã e corpo são. De facto, isto tornou-o forte fisicamente e mentalmente para ultrapassar os desafios que a sua vida lhe propunha. Conseguiu concluir o curso de medicina e, de certo modo, tornou-se um médico ativo.

Em suma, não é o destino que determina o nosso êxito ou fracasso. Nós somos o resultado das influências da sociedade em que vivemos e o nosso desenvolvimento físico, social e moral depende da educação que recebemos. O ser humano é o produto de fatores como a raça, o meio e a educação que o condicionam irrefreavelmente.

Ana Sara Silva Gonçalves

11º06

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s