Acerca do ‘sonho’…

Sem sonho, a inépcia humana é evidente, pois sem ele nada é diferente. Não há luar, não há estrelas, somente uma réstia de nada que te guia num caminha deserto e abandonado.

Com o sonho, podes ir mais longe, podes tornar o impossível em realidade e o absurdo em verdade. Podes caminhar em estradas de nuvens, guiado pelo vento, e abraçar o inefável. Podes voar sem asas e libertar de ti as correntes que te fazem uma marioneta de rotina maliciosa. Podes tornar-te Senhor das tuas terras, rei do teu reino, imperador do teu império. E, no fim, lembrares-te de que tudo valeu a pena e que tudo fez sentido, nem que seja só para ti.

Rui Costa

10º04

.

Perseguição do sonho

A passos largos, para lá caminhamos.

Perto do abismo, de olhos fechados,

Fechados os olhos, saltamos.

.

Nas pontas dos pés, as nuvens tentamos alcançar.

O céu é o limite, se quisermos acreditar.

.

Neste labirinto, imploramos por orientação

Quando dentro de nós, esta anseia por libertação.

Farol milagroso dentro de todos os marinheiros,

Que navegam pelos mares, tentando ser os primeiros.

.

Quanto mais nos deixamos levar,

Mais iluminado parece o mundo estar.

.

É o sonho que nos guia, diretos à salvação.

O sonho e a sua procura, é a perseguição.

Gonçalo Serradas

10º04

.

A importância do sonho para o ser humano

Quando somos apenas crianças, somos ensinados a sonhar, como um pássaro é ensinado a voar. Uma lista de possibilidades maior do que a lista de brinquedos que o Pai Natal tem de fazer, maior do que o número de estrelas no céu numa noite quente de verão. Os sonhos dão-nos vida, fazem-nos acreditar que o amanhã será melhor.

Cada um escolhe o fruto que prefere num pomar de infinidades. E, quando encontra aquele que faz a chama do seu coração arder como nunca, persegue-o, como um cão que persegue a cauda, mesmo sabendo que nunca a poderá apanhar.

Sonhos diversos, adequados à vida e personalidade de cada um: um rapaz, no meio de uma guerra, sonha ter uma vida calma com a sua família; uma rapariga com problemas de audição que quer ser bailarina; um rapaz preso nas teias da pressão escolar que sonha viajar pelo mundo e conhecer outras culturas. Nenhum tem a certeza de que o seu sonho se vai realizar, mas todos acreditam e dão um passo de cada vez em direção à felicidade.

Sonha, acredita, persegue, alcança!

Maria Carlota Gomes

10º04

.

Sonhar é viver

Sonhar é viver na plenitude da esperança, talvez até da felicidade. Afinal quem somos nós sem um pequeno sonho por realizar?

Se tivermos ambições, temos tudo e digo isto porque são estas que dão sentido à vida, que tornam os dias mais eufóricos e até atribulados. Desde muito pequeninos, especulamos acerca do futuro longínquo: uns dizem o que querem ser no futuro, o papel que querem desempenhar na sociedade, outros apenas querem ser felizes, seja qual for o sentido de tal palavra.

Querer a lua, o distante, o impossível, o que nem sabemos existir ou o que nem conseguimos imaginar são sonhos, todos dignos, e ninguém deverá julgar aqueles que os aguardam pacientemente.

Certo será apreciar o sonho quando o respiramos e sentimos aproximar, nenhum sentimento nostálgico nos deverá assolar. Afinal quando um deixa de o ser e passa à realidade, muitos outros ali estarão a bater à porta.

Aléxia Gomes

10º08

.

Os nossos sonhos

Hoje perguntaram-me se eu achava os sonhos importantes, quem perguntou não é relevante. São importantes, é a resposta-padrão, é a resposta óbvia. Os sonhos motivam, incentivam, inspiram e movem as pessoas. Podem ser importantes, mas nem sempre são bons, pois uma má intenção, uma réstia de maldade no seu interior e o sonho é contaminado, a sua pureza desaparece e torna-se mau.

O sonho é uma ferramenta poderosa, foi o sonho que criou a possibilidade de voar, tanto metaforicamente como literalmente, foi o sonho e a esperança que deve advém que ajudaram tantos a ultrapassar fases difíceis da vida ou acidentes trágicos. Mas também foi o sonho, o sonho de proteger a família e de expandir a fé e a pátria que levou à morte de tantos.

Qual foi a minha resposta à tal pergunta? “O sonho é importante, sim, é um dos elementos mais importantes da essência humana, mas, como tal, é também uma das armas mais poderosas e, nas mãos erradas, o sonho de um é o pesadelo de todos os outros.”

André Fernandes

10º04

.

O sonho. O sonho é o que nos faz mover. É o que nos faz acordar e dizer: «Hoje vou ser melhor». Ser sonhador é ser jovem. É sentir um fogo dentro de nós. É lutar contra o destino sem olhar para trás. É ter mil possibilidades contra todas as probabilidades.

Ter um sonho é como ter uma criança. É crescer com ela, aprender com ela, sofrer com ela e, acima de tudo, educá-la. Educá-la para as desilusões que estão ao virar da esquina, que tudo observam, e nem uma oportunidade desperdiçam.

O sonho é o que nos permite avançar, conscientemente a sonhar. Onde ganhamos força para continuar a sonhar, continuar a lutar para alcançar o nosso sonho com muito esforço.

 Martim Carvalho

10º02

 .

Sonhamos com tudo, sonhamos com nada. Todos nós temos os nossos sonhos e queremos alcançá-los, mas, por vezes, do querer ao fazer muito se perde. São importantes, os sonhos. Fazem-nos lutar, querer, esquecer o mundo à nossa volta. Sem eles, estaríamos sempre acordados, com os pés na Terra, estaríamos a perder o doce saber do saber sonhar.

A ténue linha entre o existir e o sonhar, essa linha que separa quem alcança de quem desiste, quem sonha a dormir de quem sonha acordado e de quem sabe sonhar.

Quanto mais alto o sonho, maior a força que te arrasta, que te leva a fazer tudo e não te deixa desistir de nada. Só o sonho faz isso, só ele te leva longe e, se isso não chega, nada chegará. Os sonhos guiam, comandam, controlam e vão ser sempre nossos, só nossos.

Eva Carolina Lopes

10º 08

 .

O ser humano vive de expectativas, de ilusões, de sonhos. O ser humano é considerado o ser vivo mais perspicaz do mundo e, por esta razão, não se deve limitar a imaginar. Deve agir. Tornar os sonhos reais, pois tem imensas capacidades para isso. O sonho é importante! Antes do trabalho, do criar, do elaborar… está primeiro o sonho, o ato de sonhar, de refletir sobre algo que gostaríamos um dia de vir a construir.

O mundo é feito de estruturas ligadas aos sonhos. Antes de haver habitações, alguém as teve de imaginar, de sonhar, para que elas se tornassem realidade. Uma vida bem vivida tem objetivos traçados, para que valha a pena. Se não vivermos por algo em que acreditamos, morreremos por nada e, assim, teremos passado uma vida em vão. A vida é um dia. Será que aquilo que imaginamos concretizar será apenas bom para nós ou envolve toda a humanidade?

Ana Catariana Freitas

10º 02

.

Importância do sonho

O que seria de nós se não tivéssemos um sonho, um objetivo na vida? Pessoalmente, acho que não estaria aqui, nesta secretária, a fazer este texto. Se pensar bem, por que estou aqui a fazer algo que não quero? Porque tenho um sonho. Tenho o sonho de me tornar alguém e, apesar de não saber bem em quê que esse alguém se irá especializar (talvez Biologia, Geologia, …), esse projeto terá que passar pela escola, pelos testes de Português, por isso é que estou cá hoje.

O que seria de mim sem um sonho? O que seria de todos nós sem sonhos? Não teríamos motivação para fazer as mais pequenas coisas, logo iríamos estar parados a desperdiçar as nossas vidas à espera de que o destino nos levasse. Seríamos como um rebanho sem ovelhas, sem propósito no mundo, à espera que algo ou alguém nos dissesse o que fazer.

É por isso que é bom sonhar! E, já que sonhas, mais vale sonhar alto! Não importa qual é o nosso sonho. Podes querer ser astronauta, como podes ser um empresário muito famoso; podes também não saber muito bem o que queres, como eu, mas sabes que, quando persistires num sonho, vais ter que trabalhar muito para o alcançar, mesmo que tenhas que fazer coisas que não gostas, como testes ou ter que trabalhar para um patrão insuportável. No fim vai valer tudo a pena, porque terás aquilo com que sempre sonhaste e não há maior satisfação do que saber que foste capaz de alcançar algo que uma vez pensaste ser inatingível.

Beatriz Margalho

10º 08

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s