Ser jovem é viver as emoções ao extremo, querer o desconhecido, o que nem sabemos existir. É ter uma visão irreal do mundo, estar apaixonado por pequenas coisas, lugares e ter o desejo de que essa paixão dure para sempre. É ter vontade de partir, mesmo quando não há nenhum lugar para ir. Procurar respostas para todas as perguntas, não perder o encanto de qualquer espera. É, sobretudo, não estar fixado nos padrões da própria formação, de modo que tal permita ter abertura para o novo e, na mesma medida, ter respeito pelo imutável. É querer a lua, o distante, o impossível. Não saber nada e poder tudo. É viver na dúvida existencial: o medo de não conseguir ser ninguém na vida.
Aléxia Gomes
10º08
.
Ser jovem é pensar mais alto do que todos, é pensar que estamos no cimo de uma montanha sem ter começado a escalar, é saber enfrentar os nossos problemas de cabeça erguida e com um sorriso no rosto, é também saber aceitar os nossos erros e aprender com os dos outros.
Hoje em dia, ser jovem é ter a noção de todos os problemas e, mesmo assim, sorrir, é ter a esperança de que faremos melhor do que os adultos. Ser jovem é viver a vida ao máximo com tudo o que nos passa pela cabeça, mesmo que isso não seja o que devemos fazer. É enfrentar o nosso maior medo e ser livre, sem medo de viver.
Joana Serrão
10º02
.
Ser jovem é sonhar mais alto sem medo de cair. É aprender com cada queda e voltar a erguer-se com mais força do que nunca. É fazer feridas, criar cicatrizes para, no futuro, não voltar a sentir a mesma dor. É viver a vida ao máximo até ter verdadeiras responsabilidades. É fazer amizades e ter esperança de que estas durem para sempre. Ser jovem é ter o poder de sorrir, é ter a força de acreditar e medo de crescer!
Joana Gouveia
10º04