Análise do retrato «Rapariga afegã com xaile verde»

 

Esta fotografia foi tirada a uma menina afegã, em 2002, pelo fotógrafo Steve McCurry, no Paquistão.

Os aspetos físicos mais significativos desta imagem são os olhos azuis chamativos e profundos, que revelam fragilidade, e o pano verde, que remete para a esperança de um dia ser livre.

Esta menina apresenta um rosto pálido e sensível, as sobrancelhas benfeitas, uns olhos cativantes, uns lábios ressequidos, uma testa grande e lisa, um nariz comprido, um cabelo escuro e fraco, um pano fino e verde e, por debaixo do pano, apresenta uma roupa preta e vermelha. Podemos observar, também, o fundo escuro.

Ela revela humildade, fragilidade, tristeza, solidão e demonstra ser uma pessoa sensível. O retrato revela medo, sofrimento, pobreza, desespero, representados através do fundo escuro/ cinzento, e esperança, representada através do seu pano verde. A cor azul dos seus olhos significa frieza, o encarnado e o preto na sua roupa demonstram a coragem e o sofrimento que esta menina passou.

Esta imagem tem uma função informativa, pois ilustra uma reportagem e tem como objetivo sensibilizar as pessoas para ajudarem os mais necessitados e a darem, também, mais valor às suas vidas.

Para concluir, a imagem revela dor e sofrimento que milhares de pessoas, adultos e crianças experienciam nos campos de refugiados.

Maria Leonor Franco Nunes, 10º07

Ano letivo 2013-2014

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s