«Ser jovem é…»
Ser jovem é ter possibilidade de escolher a porta que contém a chave da felicidade, é querer divertir-se sem ter de pensar nas consequências ou nos lados menos bons, é querer aproveitar cada segundo, momento, como se não houvesse amanhã e, no fundo, é aproveitar a vida tal como ela é, pois, como costumam dizer, a adolescência é a melhor fase da vida.
Maria Leonor Nunes, 10º 07
*
«A juventude é…»
A juventude é um poço de todos os sentimentos passageiros: a agonia, o conforto, o desconforto, a alegria, a culpa, o receio, a dúvida, a descoberta, a paixão, a compaixão, a raiva, o desespero, a esperança. Todos estes sentimentos residem num só indivíduo durante a juventude. Nesta fase, todos os jovens libertam com excesso cada um destes sentimentos, provocando a extinção de alguns deles, restando apenas aqueles que formam a sua personalidade, porque é durante a juventude que cada um de nós forma a sua personalidade.
João Abreu, 10º 16
*
«Ser jovem é…»
Ser jovem é querer ser muito mais, sendo o melhor que se poderia ser. É viver as emoções ao extremo: com uma felicidade resplandecente nos bons momentos e com uma tristeza amargurada nos maus.
É ficar apaixonado por pequenas coisas, lugares e sentimentos, é querer que essa paixão dure para sempre.
É sentir que queremos o que desconhecemos, ou o que não sabemos. É ter um lugar para ficar, mas sentir-se deslocado e rejeitado pelo que nos rodeia.
Ser jovem é uma decisão indecisa, um lugar estranho, um sentimento confuso e inacabado. É conseguir o que queremos de forma sublime. É ter amigos, inimigos, conhecidos e nunca os esquecer.
É viver ao máximo, ser o melhor possível, mas, essencialmente, acreditar e correr atrás dos sonhos.
João Afonso Correia, 10º 07
Ano letivo 2013-2014