O rapaz do pijama às riscas de John Boyne
As barreiras podem dividir-nos mas a esperança vai unir-nos.
Esta obra é uma história simples, mas que nos faz refletir e perceber que, por mais variada que seja a raça, etnia, religião, meios onde vivem, as pessoas não olham para isso, ligando verdadeiramente à amizade, ao amor que possam transmitir umas às outras.
Bernardo Fernandes, 10º 31
Bruno desde o início da história pensa que o campo de concentração é uma quinta, tanto que este faz perguntas a Shmuel sobre as coisas boas que havia dentro dela. Além disso, Bruno pensava que os Judeus usavam um pijama, no entanto, o que eles usavam era farda para os distinguir, o que prova a sua ingenuidade.
A minha opinião sobre o livro é muito positiva, porque, além de ser cativante, é uma forma de mostrar às pessoas como é que os judeus viveram naquela altura.
Luís Guilherme Freitas, 10º 15
*
O Perfume de Patrick Süskind
A atmosfera pesava com o suor adocicado do gozo e transbordava de gritos, gemidos e grunhidos das dez mil bestas humanas. Era infernal.
Patrick Süskind
Além dos limites do humano.
A meu ver, esta história é completamente diferente das que já li. É um livro que prende a atenção do leitor, é de fácil compreensão e é entusiasmante. Por outro lado, tem partes um pouco exageradas. É, no geral, um livro muito interessante e bastante distinto de todos os outros.
Ana Catarina Garcia, 10º 31
*
Crónica de uma morte anunciada de Gabriel García Márquez
Honra criminosa
Uma mulher casa com um homem que, na noite de núpcias, descobre que já não é virgem. Quão grave poderá tal ser? Crónica de uma morte anunciada faz-nos refletir sobre os (pre)conceitos que servem de pretexto para desculpabilizar o que não tem desculpa.
*
Anna Karenina de Leo Tolstoy
O sagrado matrimónio
Nesta grandiosa obra de Tolstoy, somos levados à reflexão sobre os casamentos impostos e mantidos para manter as aparências, o adultério e a futilidade da conquista fácil. Serão as situações retratadas neste livro atuais? Deveras…
*
Veronika decide morrer de Paulo Coelho
– Quero dar uma reviravolta na minha vida. Viver uma aventura, ajudar os outros, fazer algo que nunca fiz.. (…)
– Quanto tomei os comprimidos, eu queria matar alguém que detestava. Não sabia que existia, dentro de mim, outras Veronikas que eu saberia amar.
Paulo Coelho
A meu ver, a lição/moral desta obra baseia-se aproveitar a vida ao máximo, a verdade é que não sabemos se iremos cá estar amanhã, por isso devemos aproveitar cada dia como se fosse o último, aprender com os erros e apenas arrependermo-nos do que não fizemos, porque tudo acontece por um motivo.
*
Laços que perduram de Nicholas Sparks
Eu ficaria arrasado se nunca mais voltasses a ser feliz… Encontra alguém que te faça feliz…O mundo fica melhor quando sorris. (…) E não te preocupes. De onde estiver, cuidarei de ti. Serei o teu anjo da guarda, querida. Podes contar comigo para te proteger.
Nicholas Sparks
Começar de novo.
Julie julgou que nunca mais ia conseguir amar e ser feliz novamente. Quando Jim faleceu, pediu-lhe para ser feliz e foi isso que lhe deu força para dar um passo em frente, para começar a namorar com Mike e ser novamente feliz como era com o amor da sua vida.
É um livro bom, mas, com o desenrolar da história, torna-se um pouco repetitivo. Embora seja um final trágico também é emocionante.
Carlota Andrade, 10º 17