Novo final para o conto «Os namorados de Amância», de José Régio

Até que, numa festa em casa da senhora Andrade, Amância e João Cerqueira revelam-se muito próximos. Lili, do outro lado da sala, observava-os atentamente, sentindo-se menosprezada perante tal situação. A senhora Andrade, entusiasmada por ver Amância feliz, festeja com um copo de ponche, engasgando-se com um cubo de gelo. Entretanto, Lili discute com João Cerqueira, chamando todas as atenções para o centro da sala, fazendo com que ninguém se aperceba da morte da senhora Andrade.

João Cerqueira rejeitou Lili e apoiou Amância quando esta mais precisou. Vários meses depois, o médico e a herdeira da senhora Andrade casaram e viveram com os maiores luxos, mas essa vida de opulência não poderia durar para sempre. Quando começaram a viver algumas dificuldades, a relação de João Cerqueira e Amância desvaneceu rapidamente, chegando o casamento a um ponto de rutura.

Após o divórcio, João Cerqueira decide voltar para a sua verdadeira amada, Lili, que o aceita sem pensar duas vezes. Amância, ao deparar-se com esta situação, sente-se derrotada por Lili, a sua maior rival de todos os tempos. Isto levou-a a passar por um período de grandes dificuldades. Vendo-se sem dinheiro e sem marido, já não lhe restava nada, toda aquela vida leviana e de luxo acabara ali mesmo.

Com tudo isto a passar-se na sua vida, Amância acaba por entrar em depressão e vê os seus sonhos escaparem por entre as suas mãos. Contudo, 30 anos depois, ainda com danos cerebrais, esta velha solteirona dedica-se a obras de caridade, com o intuito de preencher o vazio da sua vida.

Tudo o que é bom acaba depressa e, como sempre disse, mais vale um pássaro na mão do que dois a voar. E a vida é assim, mas Vossas Excelências logo compreenderão, minhas senhoras, que o dinheiro pode acabar com toda a felicidade e, muitas vezes, levar-nos por caminhos errados, onde o amor é capaz de adquirir apenas valor económico. Agradecer-me-ão, sem dúvida, que já está na altura de pôr um ponto final nesta história triste e opulenta.

 

Sofia Sousa, Daniela Gonçalves, Joana Gonçalves (10º9)

Docente: Paula Barradas

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s