«Menina Afegã», retrato fotografado por Steve McCurry em 1984, na Fronteira entre o Afeganistão e o Paquistão, é uma fotografia emblemática que simboliza o sofrimento da população afegã. Foi publicada em 1985 na capa da revista «National Geographic».
Um dos aspetos físicos mais significativos são os olhos verdes, que contrastam com a pele morena da jovem. Outro é a expressão facial que revela medo e sofrimento.
A rapariga está em pose de perfil num fundo verde azulado. A cabeça está coberta por um pano vermelho que lhe recai sobre os ombros. Este está um pouco rasgado, o que demonstra a pobreza em que vive.
A menina tem cabelo castanho-escuro, tal como as sobrancelhas, que são grossas. Ao contrário dos olhos, as pestanas são pequenas e escuras. O nariz é comprido e arredondado. A boca é pequena e os lábios são de tamanho normal e estão ressequidos. A sua face é oval.
A expressão da criança transmite dor e medo. As cores mais destacadas na fotografia são o verde, que significa esperança, força e coragem, e o vermelho, que simboliza a juventude.
Para nós, a rapariga aparenta estar calma, apesar de o olhar revelar que se sente assustada. Contudo, ela parece ter esperança num futuro melhor.
Esta imagem tem uma função informativa porque é uma fotografia que ilustra uma reportagem.
Concluindo, os olhos são a característica física mais evidente neste retrato, mas a dor revelada através da expressão facial também pode causar impacto em quem o visualiza.
Mariana Mendonça, Mariana Santos, Mariana Soares e Cátia Sá (10º13)
Docente: Paula Barradas