Texto expositivo-argumentativo

O Padre António Vieira foi um grande defensor dos direitos humanos, condenando todos aqueles que escravizavam os índios, bem como os que perseguiam os cristãos-novos. Foi no Sermão de Santo António aos Peixes que Vieira transmitiu esta triste realidade, que ainda se faz sentir nos dias de hoje, tratando-se, assim, de uma obra intemporal.

Na realidade, atualmente, a violação dos direitos humanos é cada vez mais frequente, havendo indivíduos que desvalorizam outros, quer pela sua cor de pele, crenças, língua, cultura ou religião. Estamos perante uma atitude xenófoba que põe em causa a dignidade e a igualdade humanas. Por exemplo, aqueles que partem em busca de melhores condições de vida, em outros países, devido a conflitos armados, são testemunhas da rejeição dos mais desfavorecidos pelos mais poderosos. Esta é a situação dos refugiados sírios, que olham para a Europa como o paraíso, no qual poderão concretizar todos os seus sonhos.

Do mesmo modo, existe a desigualdade entre géneros, problema que põe homens e mulheres em patamares diferentes, tanto a nível social e profissional como familiar. As mulheres acabam, por isso, sendo inferiorizadas em relação ao sexo masculino. Exemplificando, a sociedade considera, ainda, que certas tarefas domésticas, tais como cozinhar, lavar a roupa e arrumar a casa são exclusivamente femininas. Além disso, o facto de serem homens a liderarem a maioria das empresas prova a desvalorização da capacidade da mulher na execução de tarefas mais complexas.

Assim, concluímos que os direitos humanos ainda não estão totalmente assentes na sociedade atual, havendo a necessidade de uma mudança significativa tanto na forma de pensar como na forma de agir. Será que nós, homens, estamos realmente a evoluir como seres racionais?

Adriana Pita, Andreia Sousa, Mariana Gonçalves, Sofia Sousa (10º9)

Docente| Paula Barradas

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s