Texto expositivo-argumentativo

No Sermão de Santo António aos Peixes, o Padre António Vieira denuncia a corrupção dos direitos fundamentais do Homem. Na sua obra, Vieira defende a liberdade dos índios escravizados pelos colonos. Esta temática aplica-se à sociedade hodierna.

Efetivamente, existem várias irregularidades no funcionamento das instituições tais como: violência constante, horários extraordinários, excesso de trabalho e condições precárias de trabalho. Por exemplo, recentemente, fui divulgada uma notícia referente a desrespeitos a trabalhadores no Convento de Braga: os superiores forçavam os seus trabalhadores a desempenharem tarefas desumanas, que, devido ao seu incumprimento, resultavam em punições severas.

Do mesmo modo, podemos destacar o desrespeito pela liberdade de expressão. Assistimos, maioritariamente, a esta situação no jornalismo, onde muitas vezes o medo é superior à publicação de certos artigos. Estes mesmos artigos, na sua maior parte, são de carácter religioso e político. Por exemplo, no início do ano, a sede do jornal francês «Charlie Hebdo» foi atacada por um conjunto de jihadistas, que alegavam que este mesmo jornal tinha desrespeitado e ridicularizado Maomé.

Em conclusão, é inegável a atualidade do Sermão de Padre António Vieira, uma vez que os direitos como liberdade no trabalho e liberdade individual continuam a ser desrespeitados, tal como na época de Vieira. Para finalizar, é necessário cumprir, estritamente, os artigos da Declaração Universal dos Direitos do Homem.

 

Cláudia, Beatriz, Filipe, Pedro (11º40)

Docente| Paula Barradas

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s