Troca de Livros

4º Cartaz da troca de livros

 4ª Troca de Livros Usados

(Ano letivo 2014-2015)


 

Slide1

3ª Troca de livros usados

(Ano letivo 2013-2014)


***

Toma lá, dá cá!

Renove a sua biblioteca e troque os seus livros!

O Departamento de Línguas informa que a 3ª Troca de Livros Usados, integrada na XVI semana dos Clubes e Projetos, irá acontecer, na nossa escola, nos dias 07 e 08 de maio, do corrente ano, no Largo do Museu, entre as 9 horas e as 16 horas e 45 minutos.

Para participar, terá apenas de, nos dias acima mencionados, trazer o número de livros que pretende trocar. Não há limite de trocas por pessoa. Recomenda-se, contudo, que os livros estejam em bom estado, que não sejam didáticos ou técnicos, e que sejam redigidos em Português, Inglês, Francês ou Alemão. É possível fazer reservas de dois livros por pessoa, num prazo previamente definido. Caso o mesmo não seja cumprido, os livros voltarão a estar disponíveis ao público.

No ato de troca, deve fazer o registo do nome e turma, junto do professor responsável. Ao participar, terá direito a um marcador de livros.

O objetivo desta atividade é permitir a partilha de leituras sem qualquer gasto e potenciar simultaneamente o diálogo sobre e com os textos.

Ler não custa mesmo nada. Participe.

*

2ª Troca de Livros Usados

(ano letivo 2013-2014)

 *

Momentos da 1ª Troca de Livros

(ano letivo 2012-2013)

O grupo de Português organizou uma atividade de Troca de Livros Usados, visando a preservação e valorização do livro e incentivando à partilha de experiências de leitura. A Troca de Livros realizou-se durante o dia de comemoração do Autor Português, dia 22 de maio, e durante o dia 23 de maio, do corrente ano, das 9.30 às 16.45, no Largo do Museu, da Escola Secundária Jaime Moniz, tendo como público-alvo alunos, professores, funcionários e encarregados de educação. Esta atividade não teve fins lucrativos.

Foram efetuadas na globalidade 250 trocas, 76 das quais feitas por alunos, 137 por professores, 16 por auxiliares da ação educativa, 16 por técnicos da biblioteca e psicóloga da escola e 5 trocas por pessoas externas à escola. Sublinha-se o facto de terem sido cedidos pelos professores cerca de 170 livros para a feira. A atividade decorreu com normalidade, tendo-se verificado situações curiosas: alunos que leram livros no prazo de um dia para poderem efetuar nova troca ou que, tendo iniciado a leitura, verificaram que não gostavam do livro e procederam a uma nova troca. Verificou-se também que os professores fizeram maior número de trocas no primeiro dia e os alunos no segundo dia, constatando-se que, frequentemente, estes apresentavam para troca livros infantojuvenis. Embora não se tenha feito um registo do tipo de livros, constatou-se que o género privilegiado foi o romance traduzido de autores estrangeiros.  Alguns dos livros cedidos pelos professores acabaram, no final da feira, por ser oferecidos a alunos ou funcionários que não apresentaram exemplares para troca. Os livros infantojuvenis obtidos foram oferecidos à Fundação Patronato de São Filipe no dia 13 de junho de 2013.

A atividade teve uma grande recetividade junto do público-alvo, permitindo uma troca efetiva de experiências e convívio em torno da leitura, quer entre alunos e professores, quer entre professores e funcionários, quer entre alunos de diferentes turmas. Deste modo, os objetivos foram plenamente alcançados, tendo sido o grau de satisfação dos professores responsáveis muito elevado.

Ano letivo 2012-2013

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s